RSS

As forças da natureza

06 Out

Pierre Real
Dos Sonhos aos Símbolos – Interpretação dos Sonhos
Lisboa, Ed. Marabu-Notícias, 1967
Excertos adaptados

2 – Os sonhos quotidianos

Dos sonhos aos símbolos

3 – As forças da natureza

O SOL é o maior símbolo de energia. Quando o vemos em sonhos, podemos acreditar em resultados fecundos da nossa actividade, no nosso poder moral, e na nossa tendência para a perfeição. Porquê?
O sol é um símbolo de vida. Permite a fecundidade da terra. É graças a ele que as árvores e os campos produzem os seus frutos. Além disso, para todos os homens de todos os tempos, a aparição do sol (e a subida desse astro ao céu) faz desaparecer os terrores nocturnos, traz consigo segurança, claridade e calor.

Eis um exemplo:

Sonhei que era uma estátua de pedra, com a impressão indefinível de me encontrar fechado num caixão, de onde me era impossível sair. Apenas os meus olhos se moviam. Estava no centro de um imenso sol vermelho, que não irradiava qualquer calor. Em seguida, pouco a pouco, sóis mais pequenos começaram a andar à volta do grande disco e tive a sensação nítida de que o sol onde me encontrava petrificado começava a aquecer progressivamente. Senti então – e não posso esquecer essa impressão – que saía da minha prisão e me punha de pé… Toda a atmosfera era de fogo e oiro. Subi lentamente em direcção a essa claridade fantástica, deslizando verticalmente para o alto. À medida que subia, via, cada vez mais distintamente, uma porta estreita e iluminada, onde por fim cheguei. Sempre rodeado por essa auréola de luz, bati à porta e ouvi uma voz que me dizia: “Arde ainda durante cinquenta anos e só depois poderás passar esta porta…”. Este sonho tornou-me muito feliz. Não sei bem a causa, mas, no dia seguinte, comecei a rezar…

Eis o que se pode chamar um «grande sonho». O que encontramos nele? Um aprisionamento moral devido às imperfeições do sujeito (sente-se fechado num caixão de pedra, banhado por uma luz fria), seguido de uma libertação. Com efeito, a luz torna-se mais quente e o homem liberta-se da sua prisão. Tudo se torna luminoso e doirado (riqueza espiritual). Repare- se que, em seguida, ele sobe (veremos a seguir estes símbolos).

Chega a uma porta estreita, luminosa, que simboliza a «passagem» do seu estado de aperfeiçoamento à perfeição total. São-lhe, todavia, impostas certas condições: Arde ainda… ou seja, purifica-te ainda mais antes de poderes penetrar nesta porta da perfeição!

Não é, pois, de admirar que este homem se tenha posto a rezar, coisa que nunca se lembrara de fazer! Este sonho obrigou-o a sair do seu «eu» para abraçar a humanidade, no seu sentido mais lato, mais elevado e mais fecundo. Mostrou-lhe o quanto as suas pesquisas espirituais eram fecundas, assim como o caminho ainda a percorrer…
Este sonho foi para ele uma «voz interior», como certas vozes que determinam as grandes vocações e criam os profetas.
Nos sonhos, o sol é sempre sinónimo de força activa e de consciência de si próprio. Constitui um sinal de espiritualidade e de amor. Não é verdade que de um santo se diz que «brilha como o sol»? O sol significa esperança, riqueza interior, perfeição, beleza; às vezes até é sinónimo de sexualidade, no seu sentido mais belo. E por quê a sexualidade? Porque ela exige purificação e dádiva, de que o sol é o símbolo, sendo sempre positivo e benéfico. Os sonhos em que o sol entra devem ser sempre analisados com o maior cuidado, tendo em conta a energia que trazem consigo.

No entanto, se o SOL SE PÕE no sonho, esse facto assume o mesmo significado que assume na vida desperta. Significa que a atmosfera interior está em declínio; a energia diminui, a claridade cede o lugar às trevas e ao medo. Muito frequentemente os sonhos mostram um sol que desce lentamente sobre o mar. Prestem atenção! Este sonho quer dizer (grosso modo) que a consciência e a lucidez começam a perder-se no inconsciente cego… Este género de pensamentos é, muitas vezes, uma «actualização» bastante nefasta do inconsciente e deve ser analisada com profundidade.

Subir e descer

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 2007 em símbolos, sonhos

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: