Subir e descer

Pierre Real
Dos Sonhos aos Símbolos – Interpretação dos Sonhos
Lisboa, Ed. Marabu-Notícias, 1967
Excertos adaptados

Dos sonhos aos símbolos

SUBIR E DESCER – Em sonhos, a sensação de subir é quase sempre associada a grandeza e poderio. Falta ver, contudo, de que espécie de grandeza se trata.

Nos grandes sonhos, a ascensão é uma pesquisa ou uma garantia de força e de espiritualidade. A subida está ligada à LUZ, como iremos ver. Se fizermos uma ascensão numa atmosfera obscura, é porque existe provavelmente em nós uma força moral suficiente para furar essa obscuridade interior e encontrar a luz e a verdade. Se subirmos envolvidos em luz, o sonho mostra então que já alcançámos um desprendimento de nós próprios e um poder interior.

Pode acontecer, no entanto, que, na nossa vida corrente, estejamos ainda inconscientes desse facto e que não tenhamos sentido essa força em estado de vigília. É necessário, por conseguinte, encontrarmos a sua pista, para nos apoiarmos nela. Por que razão uma subida indica, no inconsciente humano, a ideia de luz e de beleza? Subir é um símbolo que toca os nossos instintos mais primitivos. Desde sempre, os homens colocaram «em cima» tudo quanto lhes parecia grande, luminoso e sublime.

Em cima colocam-se Deus e o Paraíso, ao passo que o Inferno é colocado em baixo. Por que não ao contrário? Jesus Cristo teve a sua ascensão. Diz-se de alguém que «sobe na vida». Afirma-se de outrem que tem «altos pensamentos», que possui uma «alta categoria», etc. Poder- se-ia crer que se trata de uma simples convenção, mas tal assim não é. O símbolo subir provém da ASCENSÃO DO SOL no céu.

Esta subida do nosso astro do dia provocou, nos tempos mais recuados, sentimentos de alegria, de euforia, de segurança, etc. A luz do sol, que se repete todos os dias, está associada à claridade e à beleza, pelo que não admira que a palavra subir se tenha tornado num grande e benéfico símbolo!

Estes elementos inconscientes encontram-se evidentemente nos grandes sonhos. Já lhes contei algumas páginas atrás o sonho de um homem que se desembaraçava de um incómodo cadáver. Deixámo-lo no momento em que o chefe da estação lhe dizia: «Aí vem o seu comboio!»

Vejamos agora o final desse sonho:

Tomei esse comboio que partiu a toda a velocidade; sentia-me encantado por me ter livrado do cadáver. Depois de uma grande viagem, encontrei-me numa espécie de Feira Popular, onde havia escadas que subiam bem alto para o céu. Observei uma multidão de pessoas a saltar em pára-quedas, a tornar a subir, a voltar a saltar… Quanto a mim, escolhi a escada mais alta, que se perdia no infinito. E disse para comigo: «Eu cá não terei necessidade de pára-quedas». Pus-me a subir, deslizando rapidamente ao longo da escada e encontrei-me no cimo, sozinho, em plena luz. Águias azuis precipitaram-se para mim, mas combati-as, caminhando sempre para o infinito…

Aqui temos, portanto, o sonho completo. Depois de se ter livrado do cadáver encontrado numa gaveta (que simbolizava aquilo de que o sujeito se devia desembaraçar interiormente), o sonhador empreende uma viagem (parte para outros horizontes interiores). Chega junto de uma escada e diz consigo: «Não terei necessidade de pára-quedas» (sinto-me suficientemente forte para subir bem alto sem receio de cair). Inicia a escalada, prosseguindo assim a libertação de si próprio e perseverando no caminho da perfeição.

A acção resulta: encontra-se banhado de luz. É atacado pelas águias: estes pássaros simbolizavam pensamentos elevados e serenos. Se assim se precipitam sobre o trepador, é para lhe arrancarem as suas últimas imperfeições e o impedirem de atingir o cume, antes de ter realizado o seu trabalho espiritual. O sonhador combate-as e continua. Pode ter-se a certeza de que a situação física e mental deste homem está em vias de perfeição e que se encontra destinado a alegrias e conquistas elevadas.

Noutros casos, sonhar com subir significa que o sujeito procura dominar os que o cercam. Este género de sonhos é muito frequente em pessoas tímidas, possuídas de complexos de inferioridade, pessoas que sofreram fortes humilhações, etc. Por se considerarem inferiores, essas pessoas procuram inconscientemente tornar-se superiores, mas no mau sentido do termo. Trata-se assim de uma compensação, que não é mais do que uma vingança. O sonho já não pertence à categoria dos «grandes sonhos», mas dos sonhos correntes que apenas traduzem um estado de espírito quotidiano.

Eis um exemplo deste tipo de sonho:

Encontrei-me no topo de uma montanha, de onde distingui um vale que formigava de escravos. Disse para comigo: «Tudo isto será meu se conseguir subir ainda mais alto». Senti-me elevado no ar, armado com uma espada com a qual despedaçava tudo o que me passava ao pé…

DESCER – Ao contrário da subida, a descida conduz o sonhador para os seus instintos mais primitivos ou para os seus impulsos mais brutais. Não raro, o sonhador, depois de ter chegado ao termo da descida, volta a subir (volta portanto a tomar consciência de si, após ter explorado o seu inconsciente). Nas descidas, o sujeito é muitas vezes acompanhado por imagens tenebrosas e infernais (não é verdade que os maus sentimentos se chamam «sentimentos baixos»?). É frequentemente interessante analisar estes sonhos de descida, pois revelam os cantos mais escondidos do inconsciente.

O Fogo

15 thoughts on “Subir e descer

  1. Boa tarde, eu sempre sonho a subir escadas muito altas, feitas de degraus sólidos. Porém a subida, em algumas vezes, é muito cansativa. No entanto sempre chego ao alto e encontro alguma coisa diferente. A última vez encontrei uma criança. Há uns dias encontrei uma árvore dentro de uma caixa de cristal onde adentrei.
    Queria muito saber como interpretar estes sonhos.
    obrigada

  2. sonhei que subia uma escadaria muito alta com degraus pequenos e cada degrau que subia tinha medo de cair , pois a escada era muito inclinada para fora, mas eu continuava subindo sem olhar para baixo, guando cheguei lá em cima decobri que não conseguiria pegar ônibus neste local, havia apenas uma casa sem estrada, onde havia um homem a minha frente e eu perguntava a ele e agora como vou descer para pegar o ônibus, não me lembro de mais nada acho que acrodei logo em seguida.

  3. sonhei que estava começando a subir,quando por mim uma senhora passou e disse,tens q andar no caminho para alcançar sua estrela e nisso olhei para cima e lá estava uma estrela brilhando. Era uma rua normal,com casas,alguns carros eu acho nao me lembro bem uma dessas subidas na periferia ,mas a rua nao era estreita,haviam outras pessoas também,no q a senhora passou e me falou ,ela continuou e nao ha vi mais e a terminou meu sonho . O q pode ser ?? Se bem acho q tenho a resposta q tenho q volta a orar e lembrar de Deus ,q nunca se esquece da gente

  4. sonhei que subia algo alto mais pela , eu tirava cocos verdes não via as arvores parecia que estava sendo levada,ai eu subia,subia e cheguei,quando cheguei no havia um caminho estreito tipo uma ponte que eu tinha que passar e do outro lado havia uma pessoa que conseguiu, mais parecia bem distante, eu desci naõ quis passar e voltei para um apartamento que nunca vi, e no sonho eu mudava para este apartamento. luciana -2012

  5. Sonhei que estava descendo uma escadas estreita mas segura, quanto mais descia mais escada tinha para descer nunca conseguindo chegar ao fim, mas conseguia visualizar muito ao fundo onde acabava a escada, acabava numa rua estreita toda de pedra de calçada onde não passavam viaturas, tinha casinhas típicas de um lado e de outro todas floridas nas janelas ao qual eu pensei que era uma rua muito linda,que talvez estivesse em Veneza (embora nunca lá tenha estado) e que quando conseguisse lá chegar iria ser feliz.

    Gostava de saber interpretar este sonho.

  6. bom dia eu sonhei que estava subindo um monte de areia e ficava subindo e descendo ate que consegui e nessa subida eu voava tanbem o que significa

  7. Sonhei que estava numa tirolesa, só que era de um prédio pro outro, descia e depois subia, e eu estava com meu namorado, ele está levando umas coisas na mão com ele, tipo mudança, tou querendo muito saber oque significa!

  8. Olá, sonhei subindo uma ladeira muito grande na qual subia eu e minha irmã ela subia com facilidade subia primeiro, eu subia com muita dificuldade quando chego lá em cima eu encontrei várias pessoas que falou comigo e uma deles e um médico depois entrei no carro com várias pessoas e minha irmã também estava o carro comesso à desser com muita dificuldade quase acontece um acidente então eu acordei, queria muito saber o significado obrigada.

  9. Gostei muito do artigo. Vem ao encontro de tudo em que acredito. Gostaria de saber mais sobre sonhos com descida. Sempre sonhei com subir e, em uma semana, tive dois sonhos com descida: no primeiro eu me banhava em uma banheira no alto de uma torre, quando me vi observada por um helicóptero e, tão logo ele se deu conta de que eu o tinha visto, afastou-se e lançou um drone que fazia seu papel. Não me assustei, peguei o drone e comecei a analisá-lo; um rapaz aproximou-se com uma arma de fogo, tomou o drone e me forçou a descer. Descemos, então, dois lances longos de escada e em baixo, percebi muita destruição, como uma zona de guerra. Por vezes o rapaz mirou em mim e atirou, sem me ferir. Acordei tentando calmamente me llivrar do rapaz e atingir uma rua que fazia a divisa entre esse ambiente hostil e uma cidade normal. Uma semana depois, sonhei que fechava as portas de uma sorveteria onde eu trabalhava enquanto tentava roubar alguns cigarros que la estavam sobre a geladeira para serem vendidos.
    Ao sair da sorveteria, precisava voltar a casa e, para isso, tinha que descer uma pedreira ingrime e escorregadia. Um ex-namorado me esperava embaixo e me incorajava a descer, dizendo como eu deveria proceder em termos de movimento com meu corpo. Tive medo, muito medo de cair e me machucar e acordei sem ter realizado a tal descida. O que viria a ser isso?

  10. Sonhei que subi em uma torre com meu ex marido na frente, depois ele desceu e eu fiquei lá com medo de descer e em baixo estava o mar à minha esquerda e logo em seguida suma uma senhora, depois o nosso cachorro( um golden retriver e eu com medo de descer. Fiquei lá até acordar.

  11. sonhei que estava subindo em uma pedra muito alta mais tinha que ser com bastante cuidada pq qualquer desliso poderia cair so que chamavo muito por Deus e ele ei min guiando com maior cuidado ate que conseguir chegar la em cima depois acordei

  12. Sonhei q estava com 2 cachorrinhos um em cada braço e precisa descer uma rampa…mais não tive coragem…chovia muito e fiquei sentada pensando no q fazêr…pois precisava descer a rampa ora chegar ao meu destino

  13. sonhei subi uma escada comprida no final era tipo laje com muro, ao chegar la em cima vi meu pai que ja faleceu, ai a escada tombou quase caiu, mas voltou no equilibrio ao lugar,meu pai ainda estendeu a mao para eu pegar, mas eu em seguida desci os degraus ate voltar ao chao e, ele ficou la em cima, depois desci a escada e, dobrei ate ficar um quadrado pequeno, acordei assustada e com dor de cabeca e, depois fiquei pensando o que pode significar esse tipo de sonho

  14. Olá, eu sonhei que estava junto com uma amiga, como eu não consigo ver o rosto das pessoas no meus sonhos eu lembro que ela era morena, então lembrei da minha amiga do primário, ela subia a ladeira junto comigo, mas ela estava indo mais rápido que eu. Eu não conseguia subir, sentia que algo estava me puxando para baixo, até que eu realmente não consigo, então minha amiga que já estava lá em cima olha para mim e do nada paramos numa lanchonete, eu lembro que fiz vários pedidos e compramos os pedidos , mas no final comemos apenas um sanduíche, eu lembro que alguém mordeu meu sanduíche e eu fiquei bem incomodada.

    Estranho…

Deixe um comentário