O ovo

Ovo floral m

O ovo, considerado como aquilo que contém o germe a partir do qual se desenvolverá a manifestação, é um símbolo universal.O nascimento do mundo a partir de um ovo é uma ideia comum a Celtas, Gregos, Egípcios, Fenícios, Tibetanos, Hindus, Chineses, bem como a muitos outros povos.

O ovo é uma realidade primordial, que contém em germe a multiplicidade dos seres. Representa uma imagem-padrão da totalidade. O ovo cósmico e primordial é uno, mas encerra ao mesmo tempo o céu e a terra, as águas inferiores e as águas superiores. Na sua totalidade única comporta todas as múltiplas virtualidades.

O ovo aparece igualmente como um dos símbolos da renovação periódica da natureza; daí, a tradição do ovo da Páscoa, e dos ovos coloridos, em muitos países.

O ovo participa também dos valores do repouso, tal como a casa, o ninho, a concha, o seio materno. Mas, no interior do ovo, como no seio simbólico da mãe, existe a dinâmica do ser que pretende libertar-se: o ser vivo aspira a sair dessa doce segurança: o pintainho quebra a sua casca suave e quente. O ovo torna-se o símbolo do conflito interior entre o desejo de proteção e conforto e o desejo de desafio e de aventura, bem como entre a tendência para a introversão e a tendência para a extroversão.

Jean Chevalier; Alain Gheerbrant
Dicionário dos Símbolos
Lisboa, Ed. Teorema, 1994
Excertos adaptados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s