RSS

O fogo

06 Out

Pierre Real
Dos Sonhos aos Símbolos – Interpretação dos Sonhos
Lisboa, Ed. Marabu-Notícias, 1967
Excertos adaptados

Dos sonhos aos símbolos

O FOGO – O fogo tem sido sempre objecto de um verdadeiro culto. Na Antiguidade, o fogo era sinónimo de vida, de luz, de força e de amor… Aliás, o fogo encontra-se ligado aos sentimentos amorosos… Não se diz vulgarmente: uma paixão ardente… o coração em brasa… consumido de amor…a chama do amor?

Em sânscrito, a palavra tejas significa simultaneamente fogo, luz, força espiritual e esperma viril.

Se sonham com fogo, os sonhadores estão junto de grandes fontes de energia física. Nos sonhos surgem então chamas claras ou sombrias, forjas com ferro em brasa, altos-fornos gigantescos, etc.

O fogo permite transformar a matéria, por fusão. Além disso, é considerado um elemento purificador. Se no vosso sonho entra o fogo, podem estar certos de que esse sonho é cheio de significado. Procurarão, então, desembaraçar-se das vossas impurezas morais e das futilidades, a menos que o vosso sonho vos previna de que, inconscientemente, nasceram em vós novos sentimentos e ideais ardentes e puros.

O fogo, nos sonhos, é símbolo de luz, de purificação, de energia ou de sexualidade (tal como o sol! Os antigos, aliás, chamavam ao fogo «filho do sol»).

Eis um exemplo:

Encontro-me numa planície imensa, obscura… no meio da qual brilha um fogo claro, magnífico… Aproximo-me, com um receio misturado de um grande respeito. O braseiro torna-se cada vez mais claro e vivo, ouvindo-se o crepitar das chamas. Sem qualquer hesitação, entro nessas chamas, que me lambem, não me queimam. Caminho sobre o fogo e saio das chamas. À minha frente, ergue se uma coluna luminosa que sobe no céu, tendo no seu cume um outro fogo em forma de sol…

Eis um belo sonho, cheio de grande energia psíquica. Trata-se aqui de um jovem tímido, apagado, mas cuja alma estava «repleta de fogo» e sequiosa de beleza. Este sonho revelou-lhe inconscientemente muitas coisas: deu-lhe a certeza interior do que necessitava. E notem bem isto: saindo do fogo, viu uma coluna que subia no espaço em direcção a um sol. Eis outros dois grandes símbolos que mostram bem o carácter construtivo do seu sonho.

No entanto, o fogo mostra, em certos sonhos, numerosas deformações, a mais corrente das quais é o INCÊNDIO.

Se sonharem com incêndios, trata-se de um fogo que destrói, e o sonho tem o significado de um perigo interior que vos ameaça. Acendeu-se um fogo num recanto da vossa alma, que foi captado pelo vosso inconsciente, mas que sois incapazes de detectar quando em estado de vigília. Torna-se, por isso, necessário procurar a destruição que em vós se começa a operar e, portanto, deve fazer-se uma análise dos sentimentos inconscientes.

Tratar-se-á de uma paixão «ardente» e destruidora? De um esgotamento que põe em perigo os vossos nervos? De uma transformação nociva no ritmo dos vossos instintos? Só um profundo exame permite desvendar estes casos.

A terra

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: