A essência do amor

coração escada 1m

A essência do amor e da compaixão é a capacidade de reconhecermos o sofrimento físico e psicológico dos outros, de nos colocarmos na pele do próximo, no “interior” do seu corpo, sentimentos e formações mentais, e assim podermos testemunhar o seu sofrimento.

A observação superficial de quem está de fora não basta para se compreender o sofrimento de alguém. Temos de nos tornar um com o objeto da nossa observação.

Quando temos este tipo de contacto com o sofrimento do próximo, nasce em nós um sentimento de compaixão. Compaixão significa literalmente “sofrer com”.

Assim, se amamos alguém, devemos exercitar-nos na escuta. Ao ouvirmos com calma e compreensão, poderemos aliviar o sofrimento da outra pessoa.

É necessário exercitarmo-nos, olhando profundamente e com atenção para a pessoa que amamos. Porque, se não houver compreensão, não haverá verdadeiro amor. Compreender é a essência do amor.

Thich Nhat Hanh

1 thoughts on “A essência do amor

  1. Adorei este capitulo da essência do Amor , e da compaixão, se nos acompanharmos um doente na sua doença na sua angustia , nos sofremos junto com “ELES”e partilhamos com “ELE” a nossa dor a nossa compaixão , e revela mos quanto o Amamos , este texto mostra nos e faz todo o sentido para que fez da sua vida , tratar daqueles que mais sofrem , não so a nivel fisico como a nível da solidão e do desprezo que muitos dos doentes idosos são desprezados e direi quase abandonados , , na doença e quem ja por la passou sabe valorizar quanto é vale uma visita um amigo\a …. e muito mais a presença de quem cuida, ha cuidadores , que nem sempre cuidam , e quem sabe é quem teve a experiência , nos idosos úma visita um afecto vale mais que um comprimido , por vezes as dores “DELES” é uma chamada de atenção , porque sentem a solidão o abandono , e se houver alguém que lhes dê um carinho uma palavra, partilhe um pouco da sua vida com a própria pessoa ….. fica diferente e fica melhor não foi …. a experiência diz me que vale mais uma palavra de afecto do que um comprimido , enquanto da outra parte , tambem a presença do pessoal de serviço próximo do doente e com algum afecto ajuda a ter confiança na equipe que a acompanha …. quem esteve dos dois lados ……. sabe valorizar , quem visita e quem dá um pouco de si , e nunca mais é esquecida , não comento casos pessoais , mas podia fazê lo …. com toda a verdade que ja a vivi

Deixe um comentário