A dualidade da sombra

sombra máscara m

Conforme a define a psicologia junguiana, a sombra consiste em diversos níveis diferentes. Definimos a sombra como sendo constituída por todos aqueles elementos, sentimentos, emoções, ideias, crenças, com os quais não conseguimos identificar-nos; que estão reprimidos devido à educação, à cultura ou ao sistema de valores.

Em essência, a sombra pode ser individual ou coletiva: individual enquanto somos nós, pessoalmente, que reprimimos os nossos conteúdos psíquicos; coletiva, quando toda uma cultura ou subcultura efetua essa repressão.

Certas noções, por exemplo, de sexualidade e instinto podem ser relegadas para a sombra. Um outro exemplo é a cisão entre a tolerância oficial a outras nacionalidades ou raças, e o racismo que floresce secretamente como parte da sombra coletiva.

Como podemos notar, a sombra é uma questão complexa. Ele possui um potencial com o qual provavelmente nascemos, e que pode ser designado como o elemento homicida ou suicida: aquele que contém as sementes da destruição.

Os psicólogos afirmam que a natureza humana inclui um aspeto essencialmente destrutivo, o instinto do Thanatos (que em grego quer dizer morte) freudiano, o instinto de destruir e de destruir-se.

É chocante vê-lo em ação em nós e nos outros, por exemplo, na maneira suicida de conduzir que podemos observar nas estradas de qualquer país, em que jovens motociclistas se divertem a brincar com a morte, desafiando a inexorável ceifeira.

Embora os aspetos homicidas sejam geralmente mais profundos que os aspetos suicidas, podemos observá-los nas ocasiões em que um condutor passa uma tangente a alguém na faixa dos peões ou avança sobre crianças que descem de um transporte escolar. Por vezes é preciso uma guerra para fazer surgir o homicida em nós, e então é espantoso vermos como aquele homem considerado normal se torna alguém capaz de matar os seus semelhantes sem hesitação. Mesmo o prazer substituto que se retira de um filme de violência parece lembrar as nossas características homicidas.

Adolf Craig

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