A escada

escada jim8 red

O simbolismo da escada aponta para as relações entre o Céu e a Terra. A escada é o símbolo da ascensão e da valorização. Indica uma ascensão gradual e uma via de comunicação nos dois sentidos entre diferentes níveis. Todo o progresso em valor é concebido como uma subida. A escada aparece na arte como o suporte imaginativo da ascensão espiritual. Ergue-se como uma unidade onde o alto e o baixo, o céu e a terra se podem juntar.

Um símbolo ascensional desta natureza indica uma hierarquia, um movimento. No princípio, temos a condição terrena; à chegada, o estado angélico. Entre os dois, os andares, com as suas etapas provisórias, que assinalam a beleza vislumbrada, a paz que começa a tranquilizar o viajante e que o encoraja a prosseguir o caminho, a fazer face às lutas que ele tem de aceitar.

A escada é também o símbolo da progressão em direção ao saber. Quando se eleva em direção ao céu, trata-se do conhecimento do mundo material ou espiritual. Quando penetra no subsolo, trata-se do saber oculto e das profundezas do inconsciente.

Símbolo ascensional clássico, pode designar não só a subida no conhecimento, mas também uma elevação integrada de todo o ser.

Jean Chevalier; Alain Gheerbrant
Dicionário dos Símbolos
Lisboa, Ed. Teorema, 1994
Excertos adaptados

Anúncios

2 thoughts on “A escada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s