O dragão

dragão 2 m

O dragão aparece-nos, sobretudo, como um guardião severo ou como um símbolo do mal ou das tendências demoníacas. Com efeito, ele é o guardião dos tesouros escondidos e, como tal, o adversário que deve ser vencido para se ter acesso aos mesmos.

A luta entre o herói e o dragão deixa transparecer o tema arquetípico da vitória do Ser sobre as tendências negativas. Para a maior parte das pessoas, o lado tenebroso, negativo, da personalidade permanece inconsciente. O herói, pelo contrário, deve dar-se conta de que a sombra existe e de que dela pode extrair forças. Terá de tomar consciência do que existe de destrutivo em si, se quiser tornar-se suficientemente poderoso para vencer o dragão. Por outras palavras, o Eu só pode triunfar se primeiro dominar e assimilas a Sombra.

S.Jorge ou S.Miguel e o dragão, que os artistas representam muitas vezes, ilustram a eterna luta do mal contra o bem, que se processa no interior de cada pessoa, e que só é vencida quando se verifica uma tomada de consciência das forças negativas que atuam na psique humana.

Alguns autores fazem do dragão um obstáculo a vencer pelo adolescente para alcançar a autonomia e a maturidade. Vencer o monstro surge, muitas vezes, como uma prova ritual da passagem para o mundo adulto.

Mas o simbolismo do dragão pode revestir-se também de aspetos positivos, representando, sobretudo nas tradições orientais, o princípio divino, poder de vida e de manifestação, força criadora, caminho de imortalidade. Na China, o dragão é associado ao raio (cospe fogo) e à fertilidade (traz a chuva). Simboliza os ritmos de vida que garantem a ordem e a prosperidade.

Jean Chevalier; Alain Gheerbrant
Dicionário dos Símbolos
Lisboa, Ed. Teorema, 1994
Excertos adaptados

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s