A pérola

pérola 1 m

É um símbolo lunar, ligado à água e à mulher. Nascida das águas ou nascida da Lua, encontrada numa concha, a pérola representa o princípio Yin: é o símbolo essencial da feminilidade criadora.

A pérola desempenha também o papel de centro místico. Simboliza a sublimação dos instintos, a espiritualização da matéria, a transfiguração dos elementos, o termo mais elevado da evolução.

A pérola é rara, pura, preciosa. Pura, porque se considera que não tem defeitos, que é branca, que o facto de ser retirada de uma água lamacenta ou de uma concha grosseira não a altera. Preciosa, ela representa o Reino dos Céus.

Tal como a pérola oculta na sua concha, alcançar a Sabedoria exige um esforço. A pérola representa a ciência do coração. Quando o buscador encontra a pérola, a missão da sua vida está cumprida.

A imagem arquetípica da pérola evoca o que é puro, oculto nas profundezas, difícil de atingir. Representa a Sabedoria, a Criança de Coração. É também associada à alma humana.

As pérolas num colar são símbolo de ordem e de harmonia. O colar partido é a imagem da pessoa desintegrada, da unidade quebrada, do universo desintegrado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s