RSS

As imagens, palavras vindas do início dos tempos

02 Nov

Georges Romey
Excertos adaptados

As imagens, palavras vindas do início dos tempos

A consciência humana está ligada ao mundo pela imagem. Pelo termo “imagem” entendo o tudo o que é apreendido pelos cinco sentidos. As observações feitas a partir de um grande conjunto de sonhos acordados livres realçam uma curiosa repartição estatística.

Em 100 símbolos, 50 dizem respeito à visão, 25 ao tacto e ao movimento, 12 à audição, 6 ao olfacto e 3 ao paladar. Estes números são aproximados, obviamente, mas exprimem uma tendência muito nítida. Quanto mais os sons, os odores ou os sabores são evocados num sonho, mais parece que o imaginário exterioriza emoções que emergem de zonas muito antigas da problemática que afecta o paciente.

Para cada indivíduo, como para a humanidade em geral, os arquivos mais recônditos da memória são as imagens. Convém relembrar que sempre e em todo o lado:

• a imagem precedeu a linguagem;
• a linguagem precedeu a escrita;
• a escrita precedeu a gramática.

O cérebro do bebé impregnou-se de milhares de visões antes de o desenvolvimento do aparelho fonético e de a estrutura mental o terem dotado da capacidade de pronunciar uma frase articulada. Milhões de cenas impressionaram o sistema nervoso dos nossos antepassados da pré-história antes de o homem ter sido capaz de comunicar o seu pensamento através de sons convencionais.

Sinto-me tentado a ligar esta afirmação a uma constatação feita sobre o grupo de 50 símbolos que aparecem com mais frequência nos milhares de sonhos que analisámos. São 50 imagens que estão disponíveis na natureza desde a origem dos seres vivos. O grupo de 50 símbolos compreende 7 cores, o sol, a areia, a lua, a árvore, o mar, os animais. Não engloba, porém, nenhum dos aparelhos e objectos criados pela indústria humana, mesmo os que mais se impõem na nossa vida quotidiana.

O mundo oferece-se como um gigantesco livro de imagens que compõem cenas cuja variedade é infinita. O imaginário também é capaz de produzir uma variedade infinita de composições. No entanto, as imagens a partir das quais são elaboradas estas composições são em número relativamente limitado.

O repertório de símbolos que compilei desde o início das minhas pesquisas comportava 1700 símbolos, repartidos por 15 famílias (animais, vegetais, cores, personagens, etc.). A análise estatística feita com base em centenas de milhares de informações mostrou, desde então, que o número de símbolos cuja frequência é de, pelo menos, 1% nos sonhos, é inferior a 500. Foi este grupo de símbolos que escolhi tratar nos 4 volumes do Dictionnaire de la Symbolique.

São esses símbolos que os sonhadores e os psicoterapeutas encontram com mais frequência. O seu conjunto forma um verdadeiro vocabulário de imagens. São as palavras através das quais o imaginário se exprime e esta linguagem encontra-se submetida às mesmas leis que as que a linguística elaborou a partir do estudo das línguas.

Os 1700 símbolos que compõem o meu repertório inicial correspondem ao que os linguistas apelidam de vocabulário fundamental.

Certas pessoas, cuja cura acompanhei, voltaram anos mais tarde ao consultório, com a intenção de serem ajudadas numa nova fase de evolução. Quando isso acontece, o que me surpreende sempre é a constância do seu vocabulário de imagens. Assim como um escritor fica preso ao seu estilo e às suas palavras-chave, o sonhador reproduz o mesmo modelo de sonho e serve-se das mesmas imagens para exprimir episódios que são novos na sua evolução.

As observações precedentes são importantes. Antes de reconhecer que as imagens se inscrevem numa lógica de linguagem, era impossível conceber o esboço de uma gramática dos símbolos.

Segue: Como surgiu o espírito nas imagens

 
 

One response to “As imagens, palavras vindas do início dos tempos

  1. suede alcobaça de souza

    2010 at 6:19 pm

    legal

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: