RSS

O pai

08 Out

Pierre Real
Dos Sonhos aos Símbolos – Interpretação dos Sonhos
Lisboa, Ed. Marabu-Notícias, 1967
Excertos adaptados

O PAI – Um pai representa a força viril, o guia na vida. É a pessoa a quem se faz perguntas, que se imita, que se tenta igualar ou ultrapassar. O pai ideal surge como um sol que ilumina e aquece, constitui a experiência, a maturidade, a sabedoria. Apresentar-se-ão, em sonhos, símbolos que apontam para todas estas interpretações.

Exemplo: Um adolescente sonha com um grande sol, brilhante e pousado no chão. Aproxima-se, mas o sol diminui de tamanho. Chegado a pouca distância, o sonhador estende um braço e «fura» esse sol, que se desfaz como uma vulgar folha de papel.

Qual é a interpretação? Oito dias antes, este adolescente verificara que o pai não correspondia de forma alguma à ideia que tinha dele. O seu sonho reflecte isto: o sol (seu pai) diminui de dimensão à medida que ele se aproxima; desfaz-se lamentavelmente (como o pai, no espírito do adolescente).

Quais os símbolos oníricos mais frequentes do pai?

• um rei, um imperador (que simbolizam a grandeza e o poder);
• um guarda, um agente de polícia, um professor, um médico, etc. Tudo o que represente a autoridade, a sabedoria, a bondade e a experiência;
• uma árvore, uma coluna (força, grandeza, solidez);
• um chefe de escritório, um graduado do exército (isto sucede quando os adultos têm medo do pai e reagem, portanto, na vida de todos os dias, como faziam diante dele).

Os sonhos do pai são menos vastos que os da mãe. Mostram, geralmente, situações inconscientes (sobretudo complexos), sem a grande extensão dos símbolos maternais. São, no entanto, muito interessantes para a análise de uma personalidade; permitirão evitar os terrores, a falta de virilidade, os recalcamentos, etc…

Os grandes acontecimentos da vida: MORTE

 
 

Os comentários estão fechados.

 
%d bloggers like this: