RSS

A montanha

08 Out

Jean Chevalier; Alain Gheerbrant
Dicionário dos Símbolos
Lisboa, Ed. Teorema, 1994
Excertos adaptados

A montanha

O simbolismo da montanha é múltiplo: está ligado ao simbolismo da altura e ao simbolismo do centro. Na medida em que é alta, vertical, elevada, próxima do céu, a montanha participa do simbolismo da transcendência. Na medida em que é o centro de hierofanias atmosféricas e de numerosas teofanias, participa do simbolismo da manifestação. Funciona, assim, como o encontro do céu e da terra, morada dos deuses e termo da ascensão humana.

Todos os países, todos os povos, e a maioria das cidades têm a sua montanha sagrada. Este duplo simbolismo da altura e do centro, próprio da montanha, encontra-se também entre os autores espirituais. As etapas da vida mística, por exemplo, são descritas por S. João da Cruz como uma ascensão, a “subida do Carmelo”. Já Santa Teresa de Ávila as define como as diferentes “moradas da alma” ou o “castelo interior”.

A montanha exprime também as noções de estabilidade, de imutabilidade, por vezes até de pureza. É, ao mesmo tempo, o eixo e o centro do mundo. É a morada dos deuses e a sua ascensão é representada como uma elevação em direcção ao céu, como o meio de entrar em comunhão com a divindade, como um regresso ao Princípio. Os imperadores chineses sacrificavam no cimo das montanhas; Moisés recebe as Tábuas da Lei no cimo do Monte Sinai. Os Imortais taoistas elevavam-se ao céu do cimo de uma montanha e as mensagens destinadas ao céu eram colocadas no mesmo cume.

As montanhas axiais mais conhecidas são o Meru, na Índia, o Ku’en-luen, na China, o Olimpo grego, a Ka’ba de Meca, o monte Tabor, a montanha branca dos celtas, o Montsalvat onde se encontra o Graal, etc. Também Dante situa o paraíso terrestre no cimo da montanha do Purgatório e a Acrópole de Atenas eleva os seus templos no cume de um monte sagrado. Mas todas as tradições são unânimes em assinalar as dificuldades e os perigos da subida íngreme. Se a ascensão é símbolo da evolução espiritual, é também símbolo de um progresso e da conquista árdua do verdadeiro conhecimento.

No próprio coração da religião judaica, a montanha, herdeira da montanha divina primordial, simboliza frequentemente a presença e a proximidade de Deus. À revelação no Sinai podemos acrescentar o sacrifício de Isaac, também no cimo de uma montanha, mais tarde identificada com a colina do Templo, o milagre da chuva que Elias obtém depois de ter orado no cimo do Carmelo, e a revelação de Deus que tem no monte Horeb. Aliás, os apocalipses judaicos multiplicam as cenas de teofanias ou as visões no cume das montanhas.

Devemos ainda lembrar o Sermão da Montanha, que corresponde, sem dúvida, na Nova Aliança, à Lei dada a Moisés no Antigo Testamento; a narrativa da transfiguração de Cristo num monte elevado, e a narrativa da ascensão no Monte das Oliveiras. Não esqueçamos que muitos dos cultos pagãos eram celebrados em locais elevados (planaltos, colinas, montes e cordilheiras).

Mas como todos os símbolos, também o da montanha apresenta uma dupla vertente, uma dualidade que importa referir. Por um lado, a montanha é o espaço privilegiado da comunicação com o divino (a montanha faz a junção da terra e do céu). Quando é sagrada, situa-se no centro do mundo – ela é a imagem do mundo – e o templo encontra-se muitas vezes associado a ela. Por outro lado, a montanha também pode significar, enquanto elevação, a hybris, o orgulho desmedido dos que pretendem rivalizar com os deuses. Pense-se na Torre de Babel, por exemplo.

Ao simbolizar a morada dos deuses, de Deus, das divindades solares, a montanha representa ainda as qualidades superiores dos que perseguem a via do Conhecimento, da Sabedoria. Chegar ao seu cume é, pois, penetrar o mistério em toda a sua plenitude. Daí que a montanha sagrada seja sempre um espaço de isolamento, de contemplação, de jejum e de meditação. Só assim se poderá manifestar o Invisível.

 
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: