RSS

A estrela

08 Out

Georges Romey
Excertos adaptados

A estrela

A estrela brilha, desde as profundezas do imaginário, como luz que emana da Fonte primordial. É um símbolo evidente do mistério, e contém a eternidade e o infinito dos espaços. A estrela é símbolo da relação indizível com a divindade. Por isso é que, muitas vezes, nos sonhos, a estrela anuncia o caminho até Deus. Daí que ela seja uma metáfora da fé, a aceitação plena de um futuro imprevisível, representando o abandono da vontade exacerbada de dominar e de controlar o destino.

A estrela é um sinónimo simbólico do velho sábio, daquele que guia no caminho da interioridade, do que ajuda a encontrar o centro ou o tesouro escondido. Daí que a estrela seja guia e esperança. Nos sonhos, traduz a receptividade à metamorfose, a adesão e o abandono ao inesperado, ao mundo do Mistério.

A estrela é a mensageira desse mesmo mistério e, pela sua luz, assegura ao homem a libertação dos medos e da angústia que o tinham aprisionado. O seu brilho incomparável abre ao ser o campo infinito das riquezas inconscientes. A sua visão convida a renascer para a vida intuitiva, a pôr de lado a couraça das construções racionais. Daí que a estrela possa ser símbolo de um crescimento psíquico.

A estrela, um céu estrelado, relacionam-se geralmente nos sonhos com o céu, a noite, a lua, o espaço, mas também com as figuras do velho sábio, do anjo, e com a música. Os cenários são invadidos frequentemente pela cor azul, símbolo de aprofundamento espiritual e cor feminina por excelência. Basta pensarmos na associação desta cor com o manto da Virgem Maria.

A estrela aponta o caminho: é ela que conduz os pastores até ao estábulo da Natividade, é ela que guia o eremita até Compostela, é ainda ela que guia a barca de Osíris… Por isso, de acordo com a dinâmica simbólica, todos os ventos são favoráveis para aquele que confia na sua estrela.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: