RSS

A água

06 Out

Pierre Real
Dos Sonhos aos Símbolos – Interpretação dos Sonhos
Lisboa, Ed. Marabu-Notícias, 1967
Excertos adaptados

Dos sonhos aos símbolos

A ÁGUA – Nos sonhos, a água apresenta sempre vários significados. Se sonhamos com água, torna-se indispensável conhecer a fundo todo o sonho, nos seus mais ínfimos pormenores.

A água é, antes de mais, o símbolo do Inconsciente. Como ele, a água tem a sua origem na terra e na obscuridade; ou na encosta sombria de um rochedo. São bastante numerosos os sonhos durante os quais se desce às profundezas, ou nos quais nos vemos a pescar… Em ambos os casos, trata-se de uma exploração do inconsciente. Lembrem-se dos sonhos em que se vê um grande sol descer sobre o mar. Como já lhes disse, este sonho nada augura de bom. O sol (consciente) está prestes a despenhar-se num vasto lençol de água (inconsciente).

Mas a água tem significados bem mais benéficos. Não esqueçamos que ela desce do céu para fecundar a terra, pelo que pode representar várias coisas.

Muitas vezes simboliza o Espírito. É um símbolo de purificação, de renascimento para uma vida nova. São numerosos os sonhos em que surgem FONTES. Se o repuxo sai límpido e com força, trata-se de um sinal de potência e de clarividência interiores. Caso contrário, se a fonte está seca e dela nada sai, o melhor que têm a fazer é analisarem-se bem.

Como a terra, a água é muitas vezes um símbolo feminino. Inúmeras lendas falam da água como uma mulher, uma deusa ou uma mãe.

Nestes casos significa pureza, sabedoria e agilidade.

Pensemos nas canções que falam da água como um ser humano (o Sena, por exemplo, que está apaixonado, que abraça Paris, que a acaricia, o Tejo que namora Lisboa, etc.).

Nos sonhos, porém, a água é muitas vezes um símbolo de fecundação viril. Porquê? Porque fecunda a terra! Em língua suméria, a palavra «a» significa água e, igualmente, esperma masculino; uma lenda da ilha de Wakuta conta-nos que uma jovem perdeu a sua virgindade ao deixar que chovesse sobre ela.

É vulgar que os sonhos nos mostrem INUNDAÇÕES. Nesses casos, prestem atenção. A inundação está para a água como o incêndio para o fogo… A água fecunda e purifica, baptiza e faz nascer, ao passo que a inundação infiltra-se, mina e destrói, fazendo tombar as mais audaciosas construções.

Portanto, se sonham com inundações, que o vosso quarto está invadido pelas águas, analisem o mais depressa possível o que se passa convosco. É um sinal de alarme dado pelo vosso inconsciente, pois o vosso sonho equiparou-se ao Dilúvio, onde foi necessário construir uma arca salvadora!

A mãe

About these ads
 

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 30 outros seguidores

%d bloggers like this: